quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que Creio na Bíblia

A Bíblia diz que devemos estar "sempre preparado para responder com mansidão e temor a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós (1 Ped. 3:15). Como diz James Kennedy isso não é apenas um conselho, é mandamento de Deus.

Tirado do livro "Porque eu creio".
       Há muitas razões por que creio na Bíblia. A primeira delas é dada pelo próprio  Deus "... Eu lhes suscitarei um profeta.. e porei as minhas palavras na sua boca..." (Deut. 18:18). Muitas pessoas têm reivindicado estarem falando em nome de Deus, mas estão falando mesmo por Deus, ou são falsos profetas? Deus nos diz que existe um meio de se saber. "quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavras que o Senhor não falou com presunção a falou o profeta, não temerás" (Deut. 18:22) "...Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim, que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as  coisas que ainda não sucederam" (Is 46:9,10) "Nisto conhecereis..." é  uma questão de profecia de prever o futuro.
     As escrituras recomendam: "Não desprezeis as profecias, mas ponde tudo á prova. Retende o que é bom " (1 tess. 5:20). Muitas pessoas têm menosprezado as profecias de Deus porque nunca examinaram ou testaram essas profecias para ver se são verdadeiras e merecem confiança. Talvez  isso aconteça porque as pessoas pensam que as profecias não sejam reais ou genuínas, ou seja, algo que acontece o tempo todo. As profecias bíblicas são reais, genuínas e específicas. São guia-generis, porque não existem profecias assim em nenhuma outra parte.
     No velho testamento apenas, existem duas mil predições de fatos - não apenas umas poucas adivinhações baseadas na sorte. As profecias da bíblia são específicas e detalhadas e, portanto têm que ser cumpridas com exatidão. A previsão é exatamente o oposto da expectativa natural. As profecias não poderiam ter sido escritas depois do fato acontecido, porque em centenas de casos a profecia se cumpriu séculos após a morte de quem profetizou.
   Vejamos algumas dessas espantosas profecias específicas. Cerca de duas mil profecias especificas  já se cumpriram. Elas se  referem a várias dezenas de cidade com as quais Israel teve algum relacionamento e a nações próximas. Um verdadeiro tratado sobre o futuro dessas nações e cidades é apresentado no Velho Testamento e a precisão das profecias pode  ser averiguada por qualquer pessoa que tenha uma boa enciclopédia.
    Falarei de uma delas a magnífica Babilônia, talvez a maior cidade dos tempos antigos. Sua muralha tinha cerca de 20 km de comprimento. A cidade consistia de mais de 500 quilômetros quadrados da mais bela arquitetura, jardins suspensos e palácios, templos e torres. A bastecia-se a si mesma, sem precisar importa nada. Inventou um alfabeto, resolvia problemas de aritmética, inventou instrumentos de medir o tempo e avançou a ciência, além de todos os povos que existiram antes. E mesmo assim, quando ela era a maiores cidades do mundo, Deus disse o seguinte a seu respeito: "E babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou" (Is. 13:19)
   Existiram mais de cem profecias a respeito da Babilônia e seu destino. Vamos apreciar a questão dos muros de Babilônia. O historiador Heródoto nos diz que essas muralhas tinham torres com 92  metros  de altura, assentadas sobre a própria muralha de 61 metros de altura. A muralha da babilônia tinha cerca de 60 metros de espessura na base e circunscrevia uma área de mais de 500 quilômetros quadrados. A cidade era inexpugnável. Mas Deus disse daquelas torres e daquela  cidades o seguinte “... O largo muro de Babilônia  será  de todo derribado... se tornaria uma perpétua desolação" (Jer. 51:58, 62). Seria essa uma profecia vaga ou ambígua? Não, de modo nenhum!
   A  grande muralha da China não é tão grande nem tão forte, embora seja mais antiga, permanece de  pé ate hoje. Mas que aconteceu com os muros da Babilônia? “Major Keppel diz nas suas Narrativas” de suas viagens o seguinte: "É impossível descobrir-se qualquer vestígio da muralha da cidade.” Os muros de Babilônia foram destruídos, mas gradativamente. O profeta não poderia ter escrito sua previsão após o evento, porque o cumprimento da profecia só se completou na era cristã. O velho Testamento tinha sido completado para o grego cerca de 500 anos antes.
  No quarto século depois de Cristo, Juliano, o apóstata, tornou-se imperador e o seu maior desejo  era destruir o cristianismo e estabelecer novamente as religiões pagãs de Roma. Guerreando contra os persas, pero das ruínas de Babilônia, e ele destruiu completamente o que restava de seus muros, a fim de que eles não viessem a ser proteção futura aos exércitos persas. Assim a muralha veio a ser destruída por um dos maiores inimigos das escrituras, de todos os tempos.
       Deus, porém, tinha muito mais a dizer acerca dessa cidade: "Por causa da ira de Senhor não será habitada, antes se tornará em total desolação... nunca mais será povoada" (Jer. 50:13,39). Poderia haver algo mais especifico do que isso? E essa profecia se cumpriu?- Tenho visto fotografias da Babilônia. É um ermo intransitável, de terreno irregular, cheios de montículos, habitado apenas por chacais, víboras e escorpiões. Os próprios céticos descrevem o lugar como montões de terra apenas. Dizem  que essas ruínas são os restos de Babilônia, compostos de montões de escombros impregnados de nitratos, e não podem ser cultivados. Os campos de Babilônia, que Heródoto se negou a descrever, com receio de que o considerassem louco, de tão férteis que eram neles agora nada viceja, porque Deus condenou essa área á desolação perpétua, e nem uma folha de capim sobrevive ali. É um deserto estéril. As ruínas são quase que a única indicação de que a região já foi habitada.
      Consideremos agora duas profecias específicas, mas aparentemente contraditórias" O mar subiu sobre Babilônia, coberta está com a multidão de suas ondas" (Jer 51:43). Agora vejamos o surpreendente cumprimento. Claudius James Rich, no seu trabalho " Narrative of Journey to the Site of  Babilon in 1811" declara: Pelo espaço de dois meses por ano as ruínas de babilônia são inundadas pela enchente anual do Eufrates, de modo a tornar muitas parte delas inacessíveis, pois seus vales se transformam em pântanos" Depois que as águas baixam, até mesmo os montículos  mais baixos  se tornaram ruínas tostadas pelo sol, e o local de Babilônia, como os de outras cidades dos caldeus, é uma terra seca e rachada. Mas Deus disse que Babilônia jamais seria reconstruída - uma profecia contrária a todas as expectativas do passado, pois todas as cidades do Oriente próximo que foram destruídas foram edificadas novamente. Babilônia fica na parte mais fértil do vale do Eufrates, e apesar disso, dois mil e quinhentos anos se passaram Babilônia permanece ate hoje como uma terra desabitada e deserta.
      Deus disse que a cidade jamais seria reedificada, e no entanto o homem mais poderoso que o mundo já viu - Alexandre Magno - decidiu que eles a construiria novamente. Ao atravessar as ruínas de Babilônia , ele resolveu que ali seria o centro do seu império. Deu ordem para que fossem dados aos seus solados 600.000 rações para que reconstruíssem Babilônia. Seria Deus refutado? A historia registra que imediatamente depois de emitir essa ordem, Alexandre caiu morto e todo e empreendimento foi abandonado. Porque Deus havia dito que Babilônia não ia ser edificada novamente.
   Estas profecias específicas aqui mencionadas são apenas algumas das duas mil profecias  específicas no Velho Testamento apenas. Creio que as pessoas que dizem que a Bíblia foi escrita pelo homem estão somente demostrando sua ignorância sobre o assunto, Não existe nada parecido com isso em toda a literatura mundial, religiosa ou não-religiosa. A mão que escreveu estas escrituras não foi outra senão a mão daquele que pode dizer " Eu sou o primeiro e o último, o “Princípio e  fim, sou o que sabe todas as coisas, sou aquele que declara as coisas que ainda estão para acontecer.” Predições são também promessas. Creio que Deus nos deu duas mil predições, a fim de que pudéssemos aprender a crer em suas promessas. Deus prometeu que os muros de Jerusalém iam ser reconstruídos, que Tiro ia ser destruída, que Sidom ia persistir, para que creiamos nas suas promessas.
      O Senhor também prometeu que aquele que crê no seu filho jamais morrerá, terá a vida eterna, e aquele que não crê no Filho não verá vida, mas terá a ira de Deus sobre eles para sempre. A veracidade dessas palavras e a certeza de que serão cumpridas são atestadas por mais de duas mil profecias que já se cumpriram. Qualquer um que as desprezar não poderá culpar a ninguém mais por sua destruição, senão a si mesmo.

BABILÔNIA, CAPITAL DO IMPÉRIO DE HAMURÁBI, FOI UMA DAS MAIORES CIDADES DA ANTIGUIDADE E LOCALIZAVA-SE NA REGIÃO DENOMINADA POSTERIORMENTE MESOPOTÂMIA, ATUAL IRAQUE, SENDO ESTA FOTO DE 1996 (RUÍNAS DA BABILÔNIA).
                                                    Escavação de 1979 em Babilônia, uma das antigas cidades da Mesopotâmia
  
                                                              Antiga Babilônia









Nenhum comentário:

Postar um comentário